segunda-feira, 18 de junho de 2012

Euro 2012 e o marketing de emboscada: ainda a propósito do Niklas Bendtner, da Paddy Power e do castigo da UEFA

No jogo Portugal - Dinamarca, Niklas Bendtner, atleta dos nórdicos, resolveu, depois de marcar o segundo golo à equipa das quinas, mostrar uns boxers originais, onde se podia ler o nome duma casa de apostas: a Paddy Power. Esta acção, típica do marketing de emboscada, não passou, evidentemente, incólume à UEFA, organizadora da prova. O resultado saiu hoje, e concretiza-se numa multa de 100 mil euros para o atleta, mais um jogo de suspensão. Uma vez mais, e como já tinha referido na "Parte I" desta história, bem feito! E é bem feito por dois motivos:
- o primeiro porque não se percebe como um jogador arrisca o exercício da sua profissão, a honra de representar o seu país e o respeito dos fãs da modalidade, a troco de um qualquer eventual retorno financeiro. Repare-se que o atleta é suspenso por um jogo, o que, caso a Dinamarca tivesse passado aos quartos-de-final, poderia colocar em causa a verdade desportiva;
- o segundo porque não me parece ético que as marcas se associem a mega-eventos, ou outros, como o Euro 2012, com enorme visibilidade e mediatismo, para, armados em "chicos-espertos", conquistarem word-of-mouth de forma eficiente, ou seja, com baixo custo e alto impacto. Há outras maneiras de o fazer, sem ser através de marketing de emboscada.
Marcas, toca a inovar! O consumidor de desporto adora que comuniquem com ele de forma apaixonada, no seu habitat natural e com uma linguagem simples e clara. We are waiting for you... :)

sábado, 16 de junho de 2012

As redes sociais como veículo de comunicação das marcas pessoais – Diego Rubio, atleta do Sporting Clube de Portugal, um caso que correu mal

As redes sociais são um importante veículo de comunicação para os atletas. Permitindo uma comunicação bidireccional, as redes sociais permitem aos fãs interagir com os seus atletas e ídolos, acedendo muitas vezes a conteúdos exclusivos a que de outra forma não teriam acesso. Os fãs conseguem ainda interagir em tempo real, e sentem-se mais próximos dos seus ídolos pelo simples facto de conseguirem trocar umas palavras virtuais com os mesmos. As redes sociais funcionam assim como excelente canal de comunicação dos atletas, marcas pessoais com, cada vez, maior valor comercial, com o seu público-alvo, podendo com estas plataformas fazer engagments brutais dos seus fãs.
Hoje, muito antes dos media tradicionais, como a televisão, rádio ou imprensa, os fãs sabem em primeira mão o que pensam e sentem os seus ídolos. Basta estarem conectados às suas páginas oficiais nas redes, isto é, por exemplo, às suas contas no Twitter ou Facebook. Como hoje os media se estão a alimentar uns dos outros, muitas vezes somos nós, os fãs, que acabamos por gerar conteúdo que depois será utilizado pela comunicação social.
Este é por isso um fenómeno a que os que trabalham a comunicação destas valiosas marcas pessoais devem estar atentos. Se a comunicação na rede não for devidamente planeada e não estiver inserida numa estratégia coerente de marketing e comunicação, pode acontecer que o feitiço vira-se contra o feiticeiro. E existem cada vez mais casos de atletas que "tiveram" de fechar as suas contas nas redes, como o caso do atleta do Sporting Diego Rubio, que não suportou uma enchorrada de comentários negativos na sua conta no Twitter.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Marketing de emboscada já começou no Euro 2012

 
O marketing de emboscada, ou ambush marketing, que se refere à definição duma estratégia de marketing onde determinada marca se associa a um evento, sem pagar nada por isso, já começou no maior evento desportivo do momento.
Durante o jogo de ontem, entre Portugal e Dinamarca, Niklas Bendtner, atleta dos nórdicos, resolveu, depois de marcar o segundo golo à equipa das quinas, mostrar uns boxers originais, onde se podia ler o nome duma casa de apostas: a Paddy Power.
É claro que a organização do Euro 2012 não pode tolerar este tipo de acções. Hoje mesmo a UEFA já fez sentir isso ao atleta. É caso para dizer: bem feito! :)

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A criação da minha identidade corporativa: um passo essencial para o crescimento.

 
As marcas pessoais estão a ganhar cada vez mais importância. A exposição mediática a que, atualmente, estamos sujeitos, torna fundamental uniformizar uma imagem/identidade que corporize aquilo que somos e o que queremos transmitir ao público com o qual comunicamos.
Nesse sentido, decidi criar uma identidade que transmitisse os valores nos quais assenta a minha forma de estar e comunicar: Honestidade, Paixão, Dedicação, Sinceridade e Profissionalismo.
Para criar a minha identidade corporativa havia uma escolha óbvia: o João Bem. Conheci-o na pós-graduação em Marketing Digital do IPAM, e face aos trabalhos por ele desenvolvidos para outras organizações, percebi que o João era a pessoa certa para o que pretendia.

Deixo aqui o testemunho do João Bem sobre a criação da minha identidade corporativa:

"Energia, paixão e entrega são as palavras chave do projecto de criação da identidade corporativa do Consultor de Marketing Marcos Castro.
A identidade foi criada para destacar os valores do Marcos Castro enquanto especialista em Marketing Desportivo.
A tipografia tem o rigor geométrico, pequenos toques de modernidade e irreverência. A cor escolhida foi um azul próximo aos tons quentes que dá o destaque pretendido. A marca foi desenvolvida sobre a inspiração dos emblemas de clubes desportivos.
A nova imagem corporativa reflecte a energia que Marcos Castro coloca no seu dia-a-dia."

domingo, 10 de junho de 2012

Marketing 2.0 para Desporto - I Ciclo de Conferências Desportivas, organizado pela Penafiel Activa


Convido-vos a estarem presentes no próximo dia 29 de Junho, às 21h00, na conferência de Marketing 2.0 para Desporto, formação enquadrada no I Ciclo de Conferência Desportivas - Dirigir em Tempos de Crise, organizado pela Penafiel Activa.
Conto convosco para uma hora e meia fantástica de aprendizagem sobre a importância do marketing digital para o desporto. Mais informações sobre as Conferências no cartaz abaixo.