segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Doutoramento em Ciências Empresariais


Envolvi-me recentemente num projecto para os próximos 2/3 anos: um doutoramento em Ciências Empresariais, a realizar na Universidad Rey Juan Carlos de Madrid, Espanha, através de um protocolo que a mesma estabeleceu com o IPAM Aveiro.
O objectivo é aprofundar o conhecimento na temática do marketing desportivo e enquadrar o estudo no âmbito da actual realidade organizacional, onde o digital se posiciona como uma ferramenta fundamental para a concretização dos objectivos definidos na estratégia organizacional.
Para mim, trata-se ainda de um regresso a uma cidade onde tive o prazer de viver cerca de 9 meses, enquanto estudante ERASMUS.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Distinguido com o Prémio "Dedicação"


Foi uma enorme honra ser distinguido no passado sábado, na V Gala do Hóquei, com o Prémio "Dedicação". A distinção constitui, sem dúvida, uma enorme motivação para continuar a fazer mais e melhor, como tive a oportunidade de referir na entrevista realizada no Auditório Municipal de Lousada.


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Coautor do Livro "Memórias"

Sou coautor de um livro que foi lançado na V Gala do Hóquei, este sábado, dia 17 deNovembro, no Auditório Municipal de Lousada.

O livro, intitulado "Memórias", é da autoria de José Pedro Sarmento, agora ex-Presidente da FPH, e reúne precisamente as "memórias" que o dirigente foi publicando no site da FPH ao longo dos últimos quatro anos.

Entre os diversos capítulos destaca-se o "Depoimentos", onde aqueles que fizeram parte da equipa que liderou os destinos da modalidade, assim como os colaboradores (funcionários da FPH) e treinadores (2010-2012), deixaram o seu testemunho.

Relativamente à imagem de capa, esta significa que o hóquei é uma modalidade aberta a todos e para todos. O motivo pela qual a figura não tem cabeça reporta ao facto de no hóquei a individualidade estar subalternizada à existência do próprio hóquei, ou seja, trata-se de uma modalidade inclusiva que prevalece a qualquer tipo de individualidade.

Autor: José Pedro Sarmento

Coautores: Assunção Pinto e Marcos Castro

Índice: Depoimentos; Discurso de Tomada de Posse; Manifesto Eleitoral; Linhas Orientadoras 2010/2012; Memórias 2008; Memórias 2009; Memórias 2010; Memórias 2011; Memórias 2012.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Recebi ontem a notícia que serei distinguido com o prémio "Dedicação" na V Gala do Hóquei


Foi anunciado ontem, terça-feira, que serei galardoado na V Gala do Hóquei, que se realiza este sábado, dia 17 de Novembro, no Auditório Municipal de Lousada, com o prémio "Dedicação".
A Federação Portuguesa de Hóquei, sobre esta distinção, escreve:
«Marcos Castro, funcionário da FPH desde Julho de 2008, recebe o prémio "Dedicação".
Em quatro anos e meio o portuense revolucionou uma área que sempre foi delicada na modalidade: o marketing e a comunicação. O trabalho desenvolvido em Portugal foi reconhecido por diversas vezes além fronteiras, permitindo-lhe integrar hoje o Comité de Comunicação da Federação Europeia de Hóquei».
Para mim, trata-se de um enorme orgulho ser reconhecido profissionalmente pelo trabalho desenvolvido, prova de que o esforço para ser cada vez melhor e mais competente é sempre recompensado. 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Formador na 13ª Convenção Ibérica Promofitness


Este sábado tive o prazer de ser convidado para falar sobre marketing digital na tertúlia de gestão e desporto da 13ª Convenção Ibérica Promofitness, que decorreu no Multiusos de Guimarães.
Foram meus colegas de painel o Tiago Vilas-Boas (Docente no ISMAI), que falou da importância da segurança nas instalações desportivas, o Luís Rodrigues (Director de Instalações da Tempo Livre), que deu o exemplo da Tempo Livre como paradigma da inovação em tempos de crise, e o Nélson Pincho, CEO do projecto Spoortal, uma plataforma para organizações de eventos desportivos.
Foram quase quatro horas de tertúlia, no que foi uma manhã fantástica de partilha de conhecimento e experiências.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Marketing interno no desporto: o cliente número 0.


Muitas vezes as organizações desportivas, e não só, focam-se no planeamento e execução de uma estratégia de marketing e comunicação para o exterior, isto é, para o mercado, local onde estão os seus clientes e potenciais clientes, esquecendo-se que o seu cliente número 0 são os próprios colaboradores.
De facto, quanto mais forte for uma organização internamente, maior é a sua capacidade para se adaptar à mudança e triunfar. No desporto esta área de intervenção, denominada de marketing interno, é primordial para envolver e alinhar os colaboradores com a estratégia e objectivos da organização, tornando-os mais motivados e capazes de executar melhor a sua função.
As organizações são constituídas por pessoas, e por isso pensar nelas como o principal foco de desenvolvimento da organização, é investir no crescimento desta. Por isso, antes de olharmos para o exterior e pensarmos sobre o que temos de fazer para conquistar consumidores, concentremo-nos primeiro no cliente 0, como referido acima.
No desporto, o marketing interno ganha ainda mais relevância. Pelas características particulares do produto desportivo, é essencial alinhar funcionários, atletas, treinadores e dirigentes, isto é, toda a estrutura constituinte de um clube, para um objectivo comum. E premiá-los quando cumprem tarefas. Seja numa Gala da própria organização, onde são premiados os melhores do ano, seja financeiramente, seja apenas com um elogio ao trabalho desenvolvido.
Infelizmente, muitas vezes não se consegue atingir tal objectivo. Várias vezes vemos atletas e, ultimamente, dirigentes, em diferentes modalidades, a comunicarem objectivos diferentes daqueles da organização onde estão inseridos. No desporto, a probabilidade de isto acontecer é maior, uma vez que ninguém pode garantir o sucesso. As equipas dirigentes, técnicas, de atletas, entre outras, vivem de resultados. 
A questão está em perceber como se prepara as equipas de trabalho para liderar com o insucesso. E o marketing interno, é uma importante ferramenta para combatê-lo.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

O marketing pode não levar ao sucesso organizacional: o exemplo do Sporting.


 …ou melhor, o marketing é essencial para o cumprimentos de objectivos organizacionais que se relacionem com a promoção de determinados comportamentos no público-alvo da mesma. No caso do desporto, estes comportamentos situam-se a dois níveis: o primeiro, a nível emocional, tentando-se criar um sentimento de pertença a determinado grupo ou tribo (que no desporto, normalmente, acontece quando somos mais jovens) e que pode levar à, num segundo nível, aquisição de produtos e serviços das marcas com as quais nos identificamos. Ou seja, em lato censu, o objectivo é criar consumidores destas marcas, mantendo desta forma o funcionamento da mesma.
Em áreas como a gastronomia e a indústria automóvel, por exemplo, é relativamente simples consegui-lo. Fazem-se estudos de mercado, promovem-se grupos de trabalhos e debatem-se as preferências dos consumidores. A partir daqui as empresas do respectivo sector passam a entender melhor o que procura o seu público-alvo, adoptando por isso a sua estratégia em função das necessidades e expectativas dos seus clientes em cada momento.
No desporto, principalmente o de alto rendimento, o que querem os consumidores/adeptos? Bons resultados, vitórias e títulos das marcas às quais são leais ou com as quais sentem empatia. Mas ninguém, inclusive o marketeer desportivo, é capaz de controlá-los. É impossível controlamos o core product do desporto – o jogo, mas já é possível fazê-lo nas extensões do mesmo: o conforto dos espectadores ou as promoções de determinados produtos (bilhetes, equipamentos, etc.)
Do enquadramento realizado resulta que o marketing é apenas mais uma ferramenta de gestão organizacional, tão importante como outras como o brainstorming ou o benchmarking. Se pensarmos no actual momento do Sporting, é de louvar, em meu entender, o brilhante trabalho realizado pelo departamento do marketing do clube, que mesmo com as escassas vitórias da equipa de futebol (a que tem maior visibilidade) nos últimos anos, consegue época após época mobilizar milhares de sportinguistas, seja na compra de lugares anuais seja na aquisição de merchandising, entre outros.
O marketing não é a solução para a crise das organizações, apesar da sua enorme importância. É, apenas, mais uma ferramenta. Apenas equipas multidisciplinares são capazes de alcançar o sucesso.