sábado, 16 de junho de 2012

As redes sociais como veículo de comunicação das marcas pessoais – Diego Rubio, atleta do Sporting Clube de Portugal, um caso que correu mal

As redes sociais são um importante veículo de comunicação para os atletas. Permitindo uma comunicação bidireccional, as redes sociais permitem aos fãs interagir com os seus atletas e ídolos, acedendo muitas vezes a conteúdos exclusivos a que de outra forma não teriam acesso. Os fãs conseguem ainda interagir em tempo real, e sentem-se mais próximos dos seus ídolos pelo simples facto de conseguirem trocar umas palavras virtuais com os mesmos. As redes sociais funcionam assim como excelente canal de comunicação dos atletas, marcas pessoais com, cada vez, maior valor comercial, com o seu público-alvo, podendo com estas plataformas fazer engagments brutais dos seus fãs.
Hoje, muito antes dos media tradicionais, como a televisão, rádio ou imprensa, os fãs sabem em primeira mão o que pensam e sentem os seus ídolos. Basta estarem conectados às suas páginas oficiais nas redes, isto é, por exemplo, às suas contas no Twitter ou Facebook. Como hoje os media se estão a alimentar uns dos outros, muitas vezes somos nós, os fãs, que acabamos por gerar conteúdo que depois será utilizado pela comunicação social.
Este é por isso um fenómeno a que os que trabalham a comunicação destas valiosas marcas pessoais devem estar atentos. Se a comunicação na rede não for devidamente planeada e não estiver inserida numa estratégia coerente de marketing e comunicação, pode acontecer que o feitiço vira-se contra o feiticeiro. E existem cada vez mais casos de atletas que "tiveram" de fechar as suas contas nas redes, como o caso do atleta do Sporting Diego Rubio, que não suportou uma enchorrada de comentários negativos na sua conta no Twitter.

Sem comentários:

Enviar um comentário