sábado, 27 de outubro de 2012

Publicidade online no site do FC Porto: um problema para resolver?


Por diversos motivos, tem-se registado um aumento do investimento em publicidade online nos últimos anos. Em 2011, segundo um estudo da Iniciative, houve uma quebra do investimento publicitário líquido na ordem dos 11% em Portugal mas, no que diz respeito aos meios digitais, verificou-se uma subida do investimento publicitário de 10%. Este facto reforça as características únicas do meio digital, onde factores como a personalização e o envolvimento do consumidor são fortemente exponenciados, resultando daí um um maior potencial para as marcas comunicarem de forma mais eficaz com o seu público-alvo.
O problema acontece quando não existe correspondência entre aquilo que o nosso público quer e aquilo que lhe queremos comunicar, ou seja, quando não existe um encontro entre procura e oferta.
Foi isto mesmo que hoje assisti no site do Futebol Clube do Porto, conforme imagem acima, onde não se percebe o porquê da existência do banner publicitário vertical do lado direito. A ideia da marca poderá ser ganhar dinheiro através do modelo pay per click, isto é, onde o anunciante paga por contacto, sendo considerado contacto o clicar no banner para visitar o site do anunciante. Face ao tráfego hipoteticamente gerado pela marca, o paradigma do corpo belo e trabalho privilegiado pela nossa sociedade, é de esperar muitos cliques no banner.
Pergunto: que valores e posicionamento está a marca FC Porto a tentar passar para o seu público-alvo? Será que se coaduna com uma boa conduta online? Se analisarmos os sites dos concorrentes (Benfica, Sporting e Braga), nenhum realiza este tipo de práticas. Por isso, das duas uma: ou o clube precisa desesperadamente de dinheiro (que não será aqui que o vai obter, com certeza) ou o clube não sabe para que serve a publicidade online. Em que ficamos?

Sem comentários:

Enviar um comentário