terça-feira, 16 de outubro de 2012

Orçamento de Estado para 2013: uma oportunidade para o desporto?



Já foi entregue pelo Governo no parlamento o Orçamento de Estado para 2013. As penalizações para o desporto, como para outros sectores, são duras, como a redução em mais de 10 milhões de euros no orçamento do IPDJ (de 83,4 para 72,5 milhões. Fonte: RTP).
Naturalmente esta redução de verbas não augura nada de bom para o desenvolvimento do desporto no nosso país, por outro lado, penso que este corte pode constituir uma oportunidade para um incremento da proactividade dos agentes desportivos, na medida em que, fechando-se cada vez mais a torneira do dinheiro proveniente do Estado, as organizações são obrigadas a partir para a procura de soluções que permitam manter vivos os objectivos para as quais foram criadas.
Independentemente da dimensão e dependência do financiamento estatal, os agentes desportivos responsáveis pelo desenvolvimento da estratégia e sua consequente execução, estão agora colocados perante um cenário onde a mobilidade e a capacidade de adaptação é essencial para o êxito, perceba-se, manutenção dos quadros competitivos de clubes e participação das selecções nacionais em provas internacionais, no caso das federações, ou, simplesmente, a manutenção dos escalões de competição actualmente existentes nos clubes.
O paradigma está a mudar, e agora, mais do que nunca, devemos ir à procura de parceiros, de criar relações win-win, de criarmos valor para os nossos clientes (os atletas, os fãs, etc.), enfim, de coerentemente definirmos uma estratégia assertiva e adequada à nossa realidade.
Mãos à obra!

4 comentários:

  1. As grandes organizações antecipam os problemas e não os tentam resolver... aqui está a diferença, não podemos andar atrás dos prejuízos... no entanto, mais vale tarde que nunca...

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    1. Olá Hóquei Portugal,

      Agradeço o comentário. Estou 100% de acordo consigo: a dimensão das organizações não é desculpa para se (tentar) fazer mais e melhor.

      Um abraço

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  2. Ainda hoje Mourinho dizia "o futebol é um fenómeno, adapta-se a tudo" referindo-se à crise. Eu diria que não é o futebol, é todo o desporto.

    O ciclo de vida é o comum, alguns clubes vão fechar, outros vão surgir, eventualmente alguns desportos vão ter que se re-inventar e procurar alternativas de financiamento.

    Ainda este fim de semana vi em Peniche uma praia com mais de 40.000 pessoas a ver Surf por isso, o deporto (não só o futebol!) está bem vivo a forma de "vender" esse desporto é que tende a mudar.

    Como é óbvio, se as Marcas estão em dificuldades, os patrocínios tendem a "sofrer" mas, como costumo dizer, há dinheiro a diferença é que as empresas agora vão ter que pensar duas vezes onde irão alocar essa verba ao contrário do que muitas vezes se fazia no passado.

    Mãos à obra! :)

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    1. Obrigado pela mensagem Paulo. Estou plenamente de acordo. A diferença está, de facto, numa prática consciente, e em exigirmos mais de nós. seja qual for a área de actividade. Portanto, mãos à obra :)

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