Mini CV

FORMAÇÃO
URJC - Universidad Rey Juan Carlos (Madrid, Espanha)
Doutoramento em Ciências Empresariais, 2012-2014
http://www.urjc.es/  

IPAM - Instituto Português de Administração e Marketing (Portugal)
Mestrado Executivo em Marketing Digital, 2010 - 2011
 
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Portugal)
Mestrado em Gestão Desportiva, 2008 - 2010
 
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Portugal)
Licenciatura em Ciência do Desporto e Educação Física, 2003 - 2008   
www.fade.up.pt
 
UAX - Universidad Alfonso X, El Sabio, Madrid (Espanha)
4º ano da Licenciatura, em regime de ERASMUS 
www.uax.es 


EXPERIÊNCIA 
Marketing Portugal – Colaborador/Cronista (Abril/2012 – presente) 
www.marketingportugal.pt 
- Colaborador do Marketing Portugal, a maior Comunidade de Marketing em Portugal, para o sector do Marketing Desportivo. Os artigos realizados no âmbito desta colaboração têm como tema “Os desafios do Marketing Desportivo”, as “Especificidades do Marketing Desportivo” e “Os megaeventos desportivos como veículo de comunicação das marcas: o caso do Euro2012”. Os artigos estão disponíveis em http://bit.ly/L0qxr3 

Federação Europeia de Hóquei – Membro do Comité de Marketing e Comunicação (Janeiro/2012 – presente)

- Construção e desenvolvimento da estratégia de marketing e comunicação da modalidade para o continente europeu;
- Responsável pelo desenvolvimento das directrizes de boas práticas de media para organizadores de provas;
- Definição de KPI’s para o plano de comunicação da EHF 2012/2014.

Federação Portuguesa de Hóquei – Gestor de Marketing e Desporto (Julho/2008 – presente)
- Definir e implementar a estratégia de marketing, com relatórios mensais à Direcção sobre como a estratégia está a ser operacionalizada;
- Responsável de Marketing e Comunicação de todas competições nacionais e internacionais organizadas pelas FPH. Exemplos de competições nacionais: Torneio dos Campeões, Taça de Portugal, Fases Finais de Indoor. Exemplo internacional: Hockey World League Round 1 – Lousada/2012;
- Criação, desenvolvimento e gestão de toda a comunicação da FPH nas suas plataformas digitais, como o website e social media.
- Responsável pelo projeto do Challenge de Veteranos: planeamento da competição, logística, gestão dos voluntários, definição e controlo do orçamento, e promoção/comunicação do projeto;
- Planeamento de eventos: alojamento/transporte/alimentação, preparação do local do evento/competição, gestão de voluntários e promoção/comunicação do evento/competição. Exemplos: Hockey World League Round 1, Galas do Hóquei – cerimónia de entrega de prémios e porto de honra, Dia Nacional de Hóquei e Seminários, Fases Finais das competições;
- Gestão dos aspetos administrativos das competições, agentes desportivos e seleções nacionais;
- Representar a FPH em diversos eventos internacionais, como o Fórum do Mediterrâneo realizado em 2009 em Catânia, Itália.

Marketing Consultant (Agosto/2010 – presente)
- Responsável pela definição e implementação de estratégias de Marketing em organizações de diferentes sectores (projectos já desenvolvidos nas áreas política, moda, desporto e música);
- Formador de marketing desportivo, marketing digital e social media.

Eventos
- Orador na Tertúlia de Gestão e Desporto da 13ª Convenção Ibérica Promofitness, com uma apresentação subordinada ao tema “Marketing 2.0 para Desporto” (10/11/2012)
- Orador convidado para o I “Ciclo de Conferências Desportivas – Dirigir em Tempos de Crise”, organizado pelo Penafiel Activa, com uma apresentação subordinada ao tema “Marketing 2.0 para Desporto” (29/06/2012)
- Orador sobre marketing desportivo numa tertúlia realizada pela e na Escola Profissional de Braga, com uma apresentação subordinada ao tema: “O marketing na Federação Portuguesa de Hóquei: o caso dos Europeus de Gondomar” (21/05/2012)
- Orador no 1º Simpósio Internacional da Aliança Intercontinental de Gestão Desportiva (AIGD), com uma vídeo-apresentação subordinada ao tema “A alteração do contexto competitivo das organizações” (02/02/2012) http://youtu.be/4NXK0Rvl7qU
- Orador convidado no Mestrado em Gestão Desportiva da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, onde ministrei uma aula de “Marketing Digital” (28/01/2012)
- Orador convidado no Instituto Politécnico de Viana do Castelo na cadeira de “Estrutura e Organização das Instituições Desportivas” (2010/2011)
- Comunicação no XI Congresso de Gestão do Desporto, em Lagos (2010), subordinada ao tema “A Internet como ferramenta comunicacional na Federação Portuguesa de Hóquei”
- Apresentador das “Gala do Hóquei” 2009, 2010 e 2011

Publicações
- Os megaeventos desportivos como veículo de comunicação das marcas: o caso do Euro2012, Marketing Portugal, http://bit.ly/NkfwQz
- As especificidades do Marketing Desportivo, Marketing Portugal, http://bit.ly/LmChk1
- Os desafios do Marketing Desporto, Marketing Portugal  http://mktportugal.com/blog/?p=3554
- As pessoas como foco organizacional no marketing, ZoomZine http://bit.ly/pca03C
- A crescente importância do marketing digital no desporto, Ferramentas de Marketing Digital http://bit.ly/ofLX81
- A Internet como ferramenta comunicacional na Federação Portuguesa de Hóquei – Livro de Actas do XI Congresso de Gestão do Desporto – ISBN 978-989-96939-0-6, Outubro de 2010
- A Internet como ferramenta comunicacional em health clubs – Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, editada pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto em 2009, Volume 9, Nº 2 (Supl 1) 2009. 

Publicações no blogue pessoal (principais): 
- “Marketing interno no desporto: o cliente número 0”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/11/marketing-interno-no-desporto-o-cliente.html 
- “O marketing pode não levar ao sucesso organizacional: o exemplo do Sporting”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/11/o-marketing-pode-nao-levar-ao-sucesso.html 
- “Publicidade online no site da do FC Porto: um problema para resolver”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/10/publicidade-online-no-site-do-fc-porto.html 
- “Sporting Clube de Braga: um exemplo de posicionamento e DNA bem definidos”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/10/sporting-clube-braga-posicionamento-e.html 
- “Marketing desportivo: chegou a altura de questionarmos as regras do jogo!”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/08/marketing-desportivo-chegou-altura-de.html 
- “As redes sociais como veículo de comunicação das marcas pessoais – Diego Rubio, atleta do Sporting Clube de Portugal, um caso que correu mal”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/06/as-redes-sociais-como-veiculo-de.html 
- “Os Jogos Olímpicos e as redes sociais: uma relação que interessa perceber”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/05/os-jogos-olimpicos-as-redes-sociais.html 
- “O potencial do mercado asiático: como o Beira-Mar lá está a chegar”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/05/o-potencial-do-mercado-asiatico-como-o.html 
- “Geolocalização: uma oportunidade para organizadores de eventos desportivo”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/05/geolocalizacao-uma-oportunidade-para.html 
- “Assistências no estádios de futebol europeus, e o investimento no desporto em Portugal”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/05/assistencias-nos-estadios-de-futebol.html 
- “O sangue do Esporte Clube Vitória: um caso de boas práticas de marketing desportivo”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/07/o-sangue-do-esporte-clube-vitoria-um.html