FORMAÇÃO
URJC - Universidad Rey Juan Carlos (Madrid, Espanha)
Doutoramento em Ciências Empresariais, 2012-2014
http://www.urjc.es/
IPAM - Instituto Português de Administração e Marketing (Portugal)
URJC - Universidad Rey Juan Carlos (Madrid, Espanha)
Doutoramento em Ciências Empresariais, 2012-2014
http://www.urjc.es/
IPAM - Instituto Português de Administração e Marketing (Portugal)
Mestrado Executivo em Marketing Digital, 2010 - 2011
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Portugal)
Mestrado em Gestão Desportiva, 2008 - 2010
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Portugal)
UAX - Universidad Alfonso X, El Sabio, Madrid (Espanha)
4º ano da Licenciatura, em regime de ERASMUS
www.uax.es
www.uax.es
EXPERIÊNCIA
Marketing Portugal – Colaborador/Cronista (Abril/2012 – presente)
www.marketingportugal.pt
- Colaborador do Marketing Portugal, a maior Comunidade de Marketing em Portugal, para o sector do Marketing Desportivo. Os artigos realizados no âmbito desta colaboração têm como tema “Os desafios do Marketing Desportivo”, as “Especificidades do Marketing Desportivo” e “Os megaeventos desportivos como veículo de comunicação das marcas: o caso do Euro2012”. Os artigos estão disponíveis em http://bit.ly/L0qxr3
Federação Europeia de Hóquei – Membro do Comité de Marketing e Comunicação (Janeiro/2012 – presente)
Marketing Portugal – Colaborador/Cronista (Abril/2012 – presente)
www.marketingportugal.pt
- Colaborador do Marketing Portugal, a maior Comunidade de Marketing em Portugal, para o sector do Marketing Desportivo. Os artigos realizados no âmbito desta colaboração têm como tema “Os desafios do Marketing Desportivo”, as “Especificidades do Marketing Desportivo” e “Os megaeventos desportivos como veículo de comunicação das marcas: o caso do Euro2012”. Os artigos estão disponíveis em http://bit.ly/L0qxr3
Federação Europeia de Hóquei – Membro do Comité de Marketing e Comunicação (Janeiro/2012 – presente)
-
Construção e desenvolvimento da estratégia de marketing e comunicação da
modalidade para o continente europeu;
-
Responsável pelo desenvolvimento das directrizes de boas práticas de media para organizadores de provas;
-
Definição de KPI’s para o plano de comunicação da EHF 2012/2014.
Federação Portuguesa de Hóquei – Gestor
de Marketing e Desporto (Julho/2008 – presente)
-
Definir e implementar a estratégia de marketing, com
relatórios mensais à Direcção sobre
como a estratégia está a ser operacionalizada;
-
Responsável de Marketing e Comunicação de todas competições nacionais e
internacionais organizadas pelas FPH. Exemplos de competições nacionais:
Torneio dos Campeões, Taça de Portugal, Fases Finais de Indoor. Exemplo
internacional: Hockey World League Round 1 – Lousada/2012;
-
Criação, desenvolvimento e gestão de toda a comunicação da FPH nas suas
plataformas digitais, como o website e social media.
-
Responsável pelo projeto do Challenge de Veteranos: planeamento da competição, logística,
gestão dos voluntários, definição e controlo do orçamento, e
promoção/comunicação do projeto;
-
Planeamento de eventos: alojamento/transporte/alimentação, preparação do local
do evento/competição, gestão de voluntários e promoção/comunicação do
evento/competição. Exemplos: Hockey World League Round 1, Galas
do Hóquei – cerimónia de entrega de prémios e porto de honra, Dia Nacional de
Hóquei e Seminários, Fases Finais das competições;
-
Gestão dos aspetos administrativos das competições, agentes desportivos e seleções
nacionais;
-
Representar a FPH em diversos eventos internacionais, como o Fórum do
Mediterrâneo realizado em 2009 em Catânia, Itália.
Marketing
Consultant (Agosto/2010 – presente)
- Responsável pela
definição e implementação de estratégias de Marketing em organizações de
diferentes sectores (projectos já desenvolvidos nas áreas política, moda,
desporto e música);
-
Formador de marketing desportivo, marketing digital e social media.
Eventos
-
Orador na Tertúlia de Gestão e Desporto da 13ª Convenção Ibérica Promofitness,
com uma apresentação subordinada ao tema “Marketing 2.0 para Desporto”
(10/11/2012)
-
Orador convidado para o I “Ciclo de Conferências Desportivas – Dirigir em
Tempos de Crise”, organizado pelo Penafiel Activa, com uma apresentação
subordinada ao tema “Marketing 2.0 para Desporto” (29/06/2012)
-
Orador sobre marketing desportivo numa tertúlia realizada pela e na Escola
Profissional de Braga, com uma apresentação subordinada ao tema: “O marketing
na Federação Portuguesa de Hóquei: o caso dos Europeus de Gondomar”
(21/05/2012)
-
Orador no 1º Simpósio Internacional da Aliança Intercontinental de Gestão
Desportiva (AIGD), com uma vídeo-apresentação subordinada ao tema “A alteração
do contexto competitivo das organizações” (02/02/2012) http://youtu.be/4NXK0Rvl7qU
-
Orador convidado no Mestrado em Gestão Desportiva da Faculdade de Desporto da
Universidade do Porto, onde ministrei uma aula de “Marketing Digital”
(28/01/2012)
-
Orador no Social
Media Day Portugal 2011, na EXPONOR http://vimeo.com/26053919
-
Orador convidado no Instituto Politécnico de Viana do Castelo na cadeira de
“Estrutura e Organização das Instituições Desportivas” (2010/2011)
-
Comunicação no XI
Congresso de Gestão do Desporto, em Lagos (2010),
subordinada ao tema “A Internet como ferramenta comunicacional na Federação
Portuguesa de Hóquei”
-
Apresentador das “Gala do Hóquei” 2009, 2010 e 2011
Publicações
- ”Hora de Seduzir (Como podem os três grandes do futebol
português contornar a crise, através da venda de lugares anuais)”, Jornal
Record de 22/09/2012, http://bit.ly/Pypq5X
- Os megaeventos
desportivos como veículo de comunicação das marcas: o caso do Euro2012, Marketing Portugal, http://bit.ly/NkfwQz
- As especificidades do Marketing
Desportivo, Marketing Portugal, http://bit.ly/LmChk1
- Os desafios do
Marketing Desporto, Marketing Portugal http://mktportugal.com/blog/?p=3554
- As pessoas como foco
organizacional no marketing, ZoomZine http://bit.ly/pca03C
- A crescente importância
do marketing digital no desporto, Ferramentas de Marketing Digital http://bit.ly/ofLX81
- A Internet como
ferramenta comunicacional na Federação Portuguesa de Hóquei – Livro
de Actas do XI Congresso de Gestão do Desporto – ISBN 978-989-96939-0-6,
Outubro de 2010
-
A Internet como
ferramenta comunicacional em health clubs – Revista Portuguesa de
Ciências do Desporto, editada pela Faculdade de Desporto da Universidade do
Porto em 2009, Volume 9, Nº 2 (Supl 1) 2009.
Publicações no blogue pessoal (principais):
- “Marketing interno no desporto: o cliente número 0”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/11/marketing-interno-no-desporto-o-cliente.html
- “O marketing pode não levar ao sucesso organizacional: o exemplo do Sporting”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/11/o-marketing-pode-nao-levar-ao-sucesso.html
- “Publicidade online no site da do FC Porto: um problema para resolver”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/10/publicidade-online-no-site-do-fc-porto.html
- “Sporting Clube de Braga: um exemplo de posicionamento e DNA bem definidos”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/10/sporting-clube-braga-posicionamento-e.html
- “Marketing desportivo: chegou a altura de questionarmos as regras do jogo!”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/08/marketing-desportivo-chegou-altura-de.html
- “As redes sociais como veículo de comunicação das marcas pessoais – Diego Rubio, atleta do Sporting Clube de Portugal, um caso que correu mal”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/06/as-redes-sociais-como-veiculo-de.html
- “Os Jogos Olímpicos e as redes sociais: uma relação que interessa perceber”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/05/os-jogos-olimpicos-as-redes-sociais.html
- “O potencial do mercado asiático: como o Beira-Mar lá está a chegar”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/05/o-potencial-do-mercado-asiatico-como-o.html
- “Geolocalização: uma oportunidade para organizadores de eventos desportivo”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/05/geolocalizacao-uma-oportunidade-para.html
- “Assistências no estádios de futebol europeus, e o investimento no desporto em Portugal”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/05/assistencias-nos-estadios-de-futebol.html
- “O sangue do Esporte Clube Vitória: um caso de boas práticas de marketing desportivo”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/07/o-sangue-do-esporte-clube-vitoria-um.html
Publicações no blogue pessoal (principais):
- “Marketing interno no desporto: o cliente número 0”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/11/marketing-interno-no-desporto-o-cliente.html
- “O marketing pode não levar ao sucesso organizacional: o exemplo do Sporting”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/11/o-marketing-pode-nao-levar-ao-sucesso.html
- “Publicidade online no site da do FC Porto: um problema para resolver”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/10/publicidade-online-no-site-do-fc-porto.html
- “Sporting Clube de Braga: um exemplo de posicionamento e DNA bem definidos”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/10/sporting-clube-braga-posicionamento-e.html
- “Marketing desportivo: chegou a altura de questionarmos as regras do jogo!”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/08/marketing-desportivo-chegou-altura-de.html
- “As redes sociais como veículo de comunicação das marcas pessoais – Diego Rubio, atleta do Sporting Clube de Portugal, um caso que correu mal”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/06/as-redes-sociais-como-veiculo-de.html
- “Os Jogos Olímpicos e as redes sociais: uma relação que interessa perceber”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/05/os-jogos-olimpicos-as-redes-sociais.html
- “O potencial do mercado asiático: como o Beira-Mar lá está a chegar”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/05/o-potencial-do-mercado-asiatico-como-o.html
- “Geolocalização: uma oportunidade para organizadores de eventos desportivo”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/05/geolocalizacao-uma-oportunidade-para.html
- “Assistências no estádios de futebol europeus, e o investimento no desporto em Portugal”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/05/assistencias-nos-estadios-de-futebol.html
- “O sangue do Esporte Clube Vitória: um caso de boas práticas de marketing desportivo”, disponível em http://www.marcostfcastro.blogspot.pt/2012/07/o-sangue-do-esporte-clube-vitoria-um.html